Escutando Sonhos
um círculo para dialogar com os sonhos que nos acontecem durante a noite.
O QUE OS SONHOS QUE ACONTECEM DURANTE A NOITE QUEREM NOS DIZER?
E SE PUDÉSSEMOS APRENDER COM OS SONHOS E AS MENSAGENS QUE ELES CARREGAM PARA ALÉM DAS IMAGENS QUE VEMOS?
OS SONHOS QUE TEMOS SÃO NOSSOS?
OU SOMOS NÓS QUE PERTENCEMOS AOS SONHOS?
A partir de perguntas como essas e da curiosidade em considerar que sonhos não são somente imagens nem sempre lógicas que acontecem durante a noite, decidimos criar um espaço coletivo em que possamos passar mais tempo com nossos sonhos.
Longe de termos respostas para todas essas perguntas, queremos criar oportunidades de compartilhar, escutar, sentir, viver, reviver, expandir e aprofundar nos sonhos que temos e, a partir disso, descobrir o que podemos aprender com esse processo psíquico tão potente com que convivemos possivelmente todas as noites de nossas vidas.
O trabalho com sonhos elabora transformações, curas, direcionamentos e iniciação a partir das ricas paisagens de nossas visões noturnas. Culturas de todos os cantos do mundo, desde o começo da humanidade, consultavam sonhos em busca de orientação. Não deveríamos nos surpreender, portanto, ao encontrar centenas de maneiras de abordar um sonho. Crenças sobre sonhos em nossa sociedade variam da desconsideração - crença de que são resultados sem significados de disparos neurais aleatórios enquanto dormimos - a visões mais respeitosas de que eles carregam uma realidade, um significado e uma potência maiores do que nossa vida desperta.
O trabalho com sonhos centrado na alma diverge de outros métodos em sua premissa de que todo sonho é uma oportunidade de desenvolver nossa relação com a alma, com quem somos por debaixo de nossas personalidades cotidianas e de nossos compromissos rotineiros. Cada sonho oferece uma imagem da história em andamento e dos desejos da alma, bem como uma chance para o ego se iniciar mais profundamente nessa história e nesses desejos do submundo.
(Trecho do livro Artesania da Alma, de Bill Plotkin)
Apoiar as pessoas a abrirem suas
escutas aos sonhos
Desacelerar e passar tempo com as imagens e experiências que encontramos nos sonhos
Abrir um espaço de partilha e escuta do que sonhamos
Viver processos com sonhos a partir da abordagem de trabalho com sonhos centrado na alma (inspirado na prática do Animas Valley Institute)
Experimentar trazer elementos dos sonhos para a vida desperta